Instalando o OwnCloud

Link para Arquivo PDF

Ao solicitar sua conta na nossa nuvem, o usuário recebe um e-mail com link de acesso ao sistema.

Mensagem inicial recebida por email.

Ao clicar no link contido no email, o usuário é levado a um endereço criptografado para configurar sua senha de entrada no sistema. Com esse passo, ele informa uma senha que somente ele sabe. O sistema tem protocolo de recuperação de senha. Portanto, caso esqueça sua senha, na página de login é possível solicitar uma nova senha de acesso pelo próprio programa do OwnCloud.

Tela de Login na internet

Ao acessar o sistema, pode-se buscar no menu superior do lado direito da tela as configurações do usuário.

Menu de Perfil do Usuário

É possível trocar seu email, colocar uma foto de identificação do perfil, escolher o idioma da interface.

Informações de configuração do seu Perfil

Descendo a tela de perfil, temos os links para baixar o programa que deve ser instalado no seu computador. Esse programa vai sincronizar os arquivos entre seu computador e a nuvem.

Perfil com link para os programas de sincronização entre seu aparelho e a nuvem.

Observe que tem versão para computadores, Iphones, Ipads, tablets, celulares android. O link é para a página do desenvolvedor do aplicativo OwnCloud e está em inglês. Para afastar qualquer dificuldade, tomamos o cuidado de criar uma página com links diretos para cada versão do programa em português e para todos os aparelhos disponíveis.

No site da Anoreg RN tem os links de Download direto

Quando entrar no sistema pela internet, o OwnCloud lista a raiz de sua árvore de pastas salvas na nuvem. Pastas e arquivos são mostrados em lista com alguns ícones de manipulação dos arquivos. O ícone de detalhes mostra informações sobre o arquivo/pasta, a possibilidade de renomear, baixar ou excluir o arquivo/pasta.

Detalhe das ações possíveis em um arquivo/pasta

Outro ícone que merece destaque é o ícone de compartilhamento. Nesse, temos como criar etiquetas de colaboração que servem de guia de informações extras do arquivo/pasta e que facilitam o reconhecimento do arquivo e mais fácil localização do mesmo depois que tivermos muitos arquivos salvos na nuvem.

Compartilhar arquivos/pastas é mais uma facilidade existente na nuvem

É possível também fazer comentários sobre a pasta ou arquivo de forma que fique mais fácil entender o conteúdo do arquivo mesmo para quem não tem acesso ao sistema. Tenha em mente que o OwnCloud permite compartilhamento interno somente com usuários e grupos de sua nuvem, ou o compartilhamento público com qualquer pessoa na internet.

Na lateral esquerda temos outro menu onde podemos filtrar arquivos/pastas compartilhadas conosco, arquivos/pastas favoritos e ainda links ou etiquetas criadas.

Menu Lateral de filtros e compartilhamentos

Observe que também temos uma lixeira e ela guarda os acidentes ocorridos. Caso algum usuário apague um arquivo em seu computador, a sincronia também apaga o arquivo na árvore de pastas criada na nuvem. Mas o OwnCloud guarda uma cópia na lixeira. O arquivo pode ser recuperado para a nuvem e para seus aparelhos acessando essa lixeira.

OwnCloud para sincronia

Agora que temos uma nuvem configurada, precisamos instalar o programa no computador, celular, tablet, Ipad para que os arquivos salvos no aparelho possam ser enviados para a nuvem imediatamente.

Lista de Aplicativos para sincronia entre seu aparelho e a nuvem

Depois de instalar o OwnCloud em seu computador, o assistente de configuração de sincronia abre a primeira tela para receber a informação de endereço do sua nuvem.

Configurando o endereço do servidor

O passo seguinte é informar o nome de seu usuário (ou seu email) e a senha que você criou ao receber o email inicial.

Informar usuário (ou email) e senha de acesso à nuvem

Depois disso temos as escolhas de tamanho máximo de arquivo (recomendado que não se tenha limites) inclusive é preferível que se sincronize tudo que está dentro da pasta que será selecionada mais abaixo.

Configurar o que sincronizar e qual pasta de seu aparelho servirá de base para sincronização

É possível colocar várias pastas locais para sincronização. É importante lembrar que se for escolhido uma sincronização LIMPA, o OwnCloud vai apagar tudo que existe localmente dentro da pasta selecionada antes de começar.

Após isso, o OwnCloud começa a receber os arquivos da nuvem e a enviar todos os arquivos que forem colocados na pasta selecionada. Agora é possível acrescentar outras pastas fora da que foi escolhida anteriormente para sincronizar também. Assim, uma mesma nuvem pode guardar várias pastas do mesmo computador. Um detalhe importante é que se a segunda pasta já estiver dentro da primeira, não precisa ser selecionada.

OwnCloud iniciando a sincronização doa arquivos locais para a nuvem

Na aba de atividades é possível ver a lista de ações que o OwnCloud executou em sua nuvem e o que ainda está por ser feito.

Na aba geral, podemos escolher quando o OwnCloud vai começar a monitorar seu computador. Aqui é importante que deixemos ele iniciar juntamente com o sistema para evitar que um usuário esquecido deixe de fazer a sincronia automática. Lembre-se: o imperativo desse modelo de nuvem é o funcionamento automático que evita falhas.

Configurando como o OwnCloud vai funcionar no seu aparelho

Na aba Rede, o OwnCloud permite que usuários mais avançados configurem a forma de acesso à internet através de proxi ou de conexão direta. E também é possível limitar o volume de tráfego que o Owncloud vai poder ocupar. Isso é bom porque em locais com uma internet mais limitada, o OwnCloud só vai atuar na ociosidade da rede.

Configuração de Proxi e de Banda

Agora que tudo está configurado, podemos fechar o OwnCloud (Botão Close) no canto direto inferior. Não se preocupe, o Ownloud segue funcionando como serviço próximo ao relógio do seu computador e assim vai seguir até que o computador seja desligado. Ao religar o computador, ele vai começar novamente a trabalhar silenciosamente.

Serviço do OwnCloud não para, exceto se você quiser


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *